top of page

Minicurso de Enxertia de Araucária

  • Foto do escritor: UTFPR Pato Branco fruticultura
    UTFPR Pato Branco fruticultura
  • 30 de set. de 2015
  • 1 min de leitura

Um minicurso sobre 'Enxertia de Araucária' foi organizado pelo Grupo de Estudos em Espécies Frutíferas Nativas (UTF Nativas) e realizado no dia 30/09/2015 durante a Semana Acadêmica de Agronomia da UTFPR Pato Branco.

Este minicurso foi ministrado aos acadêmicos de Agronomia pelo professor Dr. Moeses Andrigo Danner e pela mestranda Amanda Pacheco Cardoso Moura.

Demonstrou-se a técnica de enxertia de placagem lateral, aprimorada e divulgada principalmente pelo professor Dr. Flávio Zanette, da UFPR de Curitiba.

A araucária é uma espécie ameaçada de extinção, devido o intenso desmatamento e utilização da madeira nas décadas de 1930 a 1970 no Sul e Sudeste do Brasil. A espécie também tem baixa regeneração natural nas matas fechadas, devido ser uma espécie pioneira de vida longa, que é dependente de alta intensidade luminosa para se estabelecer.

Para a sobrevivência da espécie é necessário estimular os plantios com interesse comercial. Para auxiliar neste aspecto, a enxertia pode ser utilizada, visto que permite a obtenção de mudas clonadas de araucárias femininas selecionadas pela alta produção de pinhões e permite escolher a proporção de araucária masculinas e femininas na área de plantio (exemplo: plantar 70 enxertos de araucárias femininas produtoras de pinhões e 30 enxertos de araucárias masculinas bem distribuídas na área, as quais são responsáveis pela polinização. Sem polinização não há formação dos pinhões).


 
 
 

Comentários


2016 UTFPR Câmpus Pato Branco. Criado por Everton Felipe Brufati 

bottom of page