Minicurso de Enxertia de Araucária
- UTFPR Pato Branco fruticultura
- 30 de set. de 2015
- 1 min de leitura


Um minicurso sobre 'Enxertia de Araucária' foi organizado pelo Grupo de Estudos em Espécies Frutíferas Nativas (UTF Nativas) e realizado no dia 30/09/2015 durante a Semana Acadêmica de Agronomia da UTFPR Pato Branco.
Este minicurso foi ministrado aos acadêmicos de Agronomia pelo professor Dr. Moeses Andrigo Danner e pela mestranda Amanda Pacheco Cardoso Moura.
Demonstrou-se a técnica de enxertia de placagem lateral, aprimorada e divulgada principalmente pelo professor Dr. Flávio Zanette, da UFPR de Curitiba.
A araucária é uma espécie ameaçada de extinção, devido o intenso desmatamento e utilização da madeira nas décadas de 1930 a 1970 no Sul e Sudeste do Brasil. A espécie também tem baixa regeneração natural nas matas fechadas, devido ser uma espécie pioneira de vida longa, que é dependente de alta intensidade luminosa para se estabelecer.
Para a sobrevivência da espécie é necessário estimular os plantios com interesse comercial. Para auxiliar neste aspecto, a enxertia pode ser utilizada, visto que permite a obtenção de mudas clonadas de araucárias femininas selecionadas pela alta produção de pinhões e permite escolher a proporção de araucária masculinas e femininas na área de plantio (exemplo: plantar 70 enxertos de araucárias femininas produtoras de pinhões e 30 enxertos de araucárias masculinas bem distribuídas na área, as quais são responsáveis pela polinização. Sem polinização não há formação dos pinhões).
Comentários